sábado, 22 de maio de 2010

O jornalista vai ao cinema

O amigo e professor Lisandro Nogueira me pede pra ajudar na divulgação da mostra Cinema e Jornalismo, que começa nesta terça, 25, e segue até 2 de junho, no Cine UFG.

Para ter acesso à programação completa, clique aqui.

Há grandes filmes na mostra, como Profissão: Repórter, do Antonioni. E outros nem tão bons, como Doces Poderes, da Lúcia Murat. Mesmo nesse caso, porém, a sessão pode se tornar um bom exercício de olhar crítico sobre a forma como o jornalista é retratado no cinema.

Esse tema — a imagem do jornalista e do jornalismo no cinema — já foi explorado pela professora Stella Senra em O Último Jornalista. Em sua tese de doutorado na PUC-SP, Lisandro também enveredou pela questão.

A iniciativa da mostra é parte da programação da Intercom Centro-Oeste 2010, que a Facomb-UFG sedia entre 27 e 29 de maio.

Se tiver um tempinho, estarei por lá.

Retomando

Para quem me cobrou escrever mais no blog, quero agradecer a lembrança e dizer que, aos poucos, estou retomando a atividade. Muitas mudanças aconteceram. Precisei dar um tempo pra pensar e voltar com nova carga. Quero escrever, de agora em diante, mais em tom de conversa com quem passa por aqui. A informação "objetiva" está nos jornais e nos sites. Aqui é lugar de reflexão pessoal.

Não vou me ater mais ao cinema também. O cinema vai continuar presente, mas vou abrir o leque de temas.