quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Notícia / Mostra de vídeo indígena no Centro de Convenções

De sexta a domingo, 11 a 13 de setembro, a ABD-GO e o Sebrae-GO promovem a mostra Vídeo nas Aldeias. Seis trabalhos de cineastas indígenas vão ser exibidos no Centro de Convenções de Goiânia, sempre das 18 às 22 horas, dentro da programação da Feira do Empreendedor. Todos os dias, após as exibições, os realizadores conversam com o público.

O projeto Vídeo nas Aldeias (VNA) foi criado em 1987 pela organização não-governamental Centro de Trabalho Indigenista. "O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha."

A primeira experiência nesse sentido foi conduzida por Vincent Carelli entre os índios Nambiquara. Só relembrando: Carelli e o seu Corumbiara venceram o XI Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, na Cidade de Goiás, em junho, e o 37º Festival de Gramado, em agosto.


SERVIÇO
Evento: ABD-GO - Mostra Vídeo nas Aldeias.
Data: 11 a 13 de setembro 2009.
Horário: 18 às 22 horas.
Local: Centro de Cultura e Convenções de Goiânia - Feira do Empreendedor.
Entrada: Franca.


PROGRAMAÇÃO
 
Dia 11
"Nguné Elü, o dia em que a lua menstruou"
2004 / 28min. / Kuikuro
Durante uma oficina de vídeo na aldeia kuikuro, no Alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam.O sangue pinga do céu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. Épreciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores kuikuro contam o queaconteceu nesse dia, o dia em que a lua menstruou.
"Xinã Bena, novos tempos"
2006 / 52min. / Hunikui (Kaxinawá)
Dia-a-dia da aldeia Hunikui de São Joaquim, no rio Jordão no estado do Acre. Augustinho, pajé e patriarca da aldeia, sua mulher e seu sogro, relembram o cativeiro nos seringais e festejam os novos tempos. Agora, com uma terra demarcada, eles podem voltar a ensinar as suas tradições para seus filhos e netos.

Dia 12
"Kahehijü Ügühütu, o manejo da câmera"
2007 / 17min. / Kuikuro
O cacique Afukaká, dos índios Kuikuro no Alto Xingu, conta a sua preocupação com as mudanças culturais da sua aldeia e seu plano de registro das tradições do seu povo, e os jovens cineastas indígenas narram a sua experiência neste trabalho.
"Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – duas aldeias, uma caminhada"
2008 / 63min. / Guarani-Mbya
Sem matas para caçar e sem terras para plantar, os Mbya-Guarani dependem da venda do seu artesanato para sobreviver. Três jovens Guarani acompanham o dia-a-dia de duas comunidades unidas pela mesma história, do primeiro contato com os europeus até o intenso convívio com os brancos de hoje.

Dia 13
"Imbé Gikegü, cheiro de pequi"
2006 / 36min. / Kuikuro
É tempo de festa e alegria no Alto Xingu. A estação seca está chegando ao fim. O cheiro de chão molhado mistura-se ao doce perfume de pequi. Mas nem sempre foi assim: se não fosse por uma morte, o pequi talvez jamais existisse.Ligando o passado ao presente, os realizadores kuikuro contam uma estória de perigos e prazeres, de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija-flores e jacarés constroem um mundo comum.
"Shomõtsi"
2001 / 42min. / Ashaninka
Crônica do cotidiano de Shomõtsi, um Ashenika da fronteira do Brasil com o Perú. Professor e um dos videastas da aldeia, Valdete retrata o seu tio, turrão e divertido.

Um comentário:

Aline Leonardo disse...

Aposto como devem sair coisas muito sensíveis daí... Fiquei especialmente interessada em "Nguné Elü, o dia em que a lua menstruou."