sexta-feira, 31 de julho de 2009

Celebrando Michael Mann e "Inimigos Públicos"

Como é bom entrar na sala escura e dar de um cara com um grande filme! Já há alguns meses não encontrava algo que preenchesse a expectativa e motivasse ao menos um sorriso de canto de boca. Pois é o que acontece ao assistir a Inimigos Públicos, de Michael Mann.

Não nos enganemos: Michael Mann faz cinema dentro da indústria. Estão lá quatro dos principais pilares do cinema hollywoodiano: o star system, repres
entado por um elenco capaz de mobilizar imensas plateias (Johnny Depp, Marion Cotillard e Christian Bale); o studio system, cuja poderosa influência é lembrada pela logomarca da Universal Pictures; o roteiro, que não nega a linha clássica, encadeando cenas em direção a um clímax; e o orçamento polpudo, que, nesse caso, chega a US$ 80 milhões.

Dito isso, passemos à frente: dentro do esquema hollywoodiano, Michael Mann é hoje um dos cineastas mais interessantes. Ainda que embalados e vendidos como produtos industriais, seus trabalhos têm estilo e vigor raros mesmo nos filmes mais “artísticos” ou “vanguardistas”.

Um dos ma
iores deleites que se pode ter num filme de Michael Mann, e especialmente em Inimigos Públicos, advém do incrível senso de ritmo e posicionamento de câmera desse diretor, capaz de transportar o espectador para dentro de uma seqüência de ação e quase fazê-lo pular da cadeira. Pode parecer clichê exagerado, mas não é. Não nesse caso. Compare um filme de ação qualquer com um filme de Michael Mann. Tome-se Batman – O Cavaleiro das Trevas, por exemplo. Christopher Nolan é capaz de entreter o público com cenas grandiosas e barulhentas – mas assépticas e mecânicas.

O cinema de Mann não tem nada de burocrático. É vivo e pulsante, tem sabor e cheiro. Seus personagens transpiram e desejam de forma quase palpável. E a ação construída por ele tem a medida exata do ritmo: imagem e som combinados de forma nada menos que vibrante. Em Inimigos Públicos, a apresentação do personagem de Christian Bale, Melvin Purvis, numa caçada humana ao som de "Ten Million Slaves" é exemplar nesse sentido.

Não raro, Mann surpreende o espectador com um ponto de vista inusitado. Sua câmera explora o cenário em busca de ângulos que outros realizadores nem desconfiam que existem. Essa preocupação, porém, não deságua em mero fetichismo técnico ou malabarismo visual. Revela, antes, uma inquietação e uma vontade de explorar as possibilidades do cinema (inclusive no que diz respeito ao suporte, a imagem digital). Ao fim da história, nada ali parece gratuito ou fora de lugar. Pelo contrário. No caso de Inimigos Públicos, o filme dá a sensação de ser até mais enxuto do que sugerem as suas quase duas horas e meia de duração.

Assista ao trailer:



4 comentários:

Rodrigo Cássio disse...

Muito boa crítica, Marco! Devo assistir ao filme hoje. Também gosto dos enquadramentos do Mann. Bom cineasta!
Um abraço.

Aline Mil disse...

Afe. Só triplicou a minha vontade de ver o filme e aumentou a minha expectativa. Agora estou esperando ver algo mais além da 'deslumbrância' do Depp. Se eu não gostar do filme a culpa é sua Marco.

Marco A. Vigario disse...

Valeu, Rodrigão! Tô curioso pra saber a sua opinião sobre o filme.

E, Aline, fique tranquila! Depp está bem, como geralmente acontece. Personagem dele é muito interessante. Na saída da sessão, até ouvi gente comentando que, se não fosse por ele, o filme não valeria a pena. Mentira. Há muito mais em Inimigos Públicos!

Aline Leonardo disse...

Fiquei roxa de vontade de ver.
Vou programar para este fds.
bjos*