quarta-feira, 29 de julho de 2009

Perro Loco vem aí

Considerado uma das três maiores obras do cinema latino-americano, o documentário Memórias de Subdesenvolvimento (foto) é o primeiro filme a ser exibido na terceira edição do festival Perro Loco, que vai de 25 a 30 de agosto, na Universidade Federal de Goiás. O destaque para o trabalho do cubano Tomás Gutiérrez Alea já coloca o evento num patamar diferenciado. Mas há outras boas surpresas.

Assim como no ano passado, quando trouxe a Goiânia o até então inédito aqui Serras da Desordem, a organização volta a dar atenção ao diretor Andrea Tonacci. Mais três filmes deles têm lugar na programação: Olho por Olho (1966) e Blá, Blá, Blá (1968) e Bang Bang (1970).

Outro ícone do cinema marginal vem a Goiânia especialmente para o festival. Helena Ignez, atriz e diretora, acompanha a exibição de seu Canção de Baal (2008), dia 26, às 9 horas, e ainda participa de dois debates.

Os filmes de Alea, Tonacci, Ignez e Paulo Sacramento, entre outros, compõem a Mostra Paralela. Para a Mostra Competitiva, que recebeu inscrições de 260 filmes de nove países, foram selecionados 13 documentários, sete animações e 21 ficções. Os vencedores de cada categoria recebem prêmios de R$ 1 mil.

Aindo dentro da programação do 3º Perro Loco, há oficinas, palestras e atrações musicais. Notícias sobre o festival e a programação completa estão no site oficial. Acompanhe o evento também pelo Orkut, pelo Twitter e pelo Facebook.

2 comentários:

Juliana Albuqueque disse...

Esse festival é um banho de ânimo para nós universitários.Vou trabalhar nele na assessoria, espero ver você por lá viu?! Beijos. Jú

Marco A. Vigario disse...

Oi, Ju! Estarei lá! Quero ver o Memórias... Beijo!