quarta-feira, 10 de junho de 2009
Notícia / "O Caminho do Meio" abre DocTV
Começa hoje, em Goiás, o quarto ciclo do DocTV — Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. Na estreia da série de 55 filmes, a Televisão Brasil Central (TBC - canal 13 na TV aberta e 19 na Net) exibe O Caminho do Meio, do realizador mineiro André Amparo. O documentário aborda a relação entre trabalhadores da cana-de-açúcar e fazendeiros e o impacto da atividade no meio ambiente.
Em Goiás, o DocTV é exibido com atraso de uma semana em relação à rede nacional. Enquanto aqui o programa entra em sua primeira semana, em outros Estados já está na segunda. O dia oficial do DocTV na TBC é quarta-feira, às 23h40. Na terça, às 2 da madrugada, tem reprise.
O único documentário goiano na quarta edição do DocTV se intitula Mudernage. O trabalho da diretora Marcela Borela fala sobre o movimento modernista em Goiás, sobretudo nas décadas de 1950 a 1970. Deve ser exibido na 36ª semana do programa, em fevereiro de 2010.
Graduada em jornalismo pela UFG e com atuação na cena do audiovisual goiano, Marcela foi selecionada entre 15 candidatos ao último edital do DocTV Goyaz. Como apoio, recebeu R$ 110 mil para produção e finalização de Mudernage. O documentário passou ainda por oficinas de desenvolvimento orientadas por gente como Jean-Claude Bernadet e Cláudia Mesquita.
Para 2009, um novo edital está previsto, dessa vez contemplando dois projetos goianos — cada qual com direito a R$ 110 mil (alocados pela Agência Goiana de Comunicação, Agecom, e pelo Instituto Rizzo). De acordo com o produtor executivo do programa, João Novaes, a data de lançamento segue indefinida, pois depende de captação de recursos via Lei Goyazes.
Para checar a programação completa do IV DocTV até 2010, clique aqui (arquivo PDF).
Para saber mais detalhes sobre os documentários e os documentaristas, vá pra cá (arquivo PDF).
Veja abaixo o trailer de O Caminho do Meio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Marco Aurélio,
É uma oportunidade para ver bons filmes.
Vamos ver...
Lisandro
Postar um comentário