sexta-feira, 5 de junho de 2009

Notícia / Final de semana com "cinema feminino"


É possível falar na existência de um "cinema feminino"? Talvez sim. Mas há quem tenha certeza e seja capaz de criar, em Goiânia, uma 1ª Mostra Internacional de Cinema Feminino. O evento começa hoje, 5, e vai até domingo, 7, ali no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. No programa, 14 filmes, entre curtas, médias e longas, sempre em três horários fixos (12h30, 15 horas e 20 horas). O valor do ingresso é simbólico (R$ 1).

A intenção é abrir espaço para o trabalho de mulheres-cineastas que discutem a condição feminina na sociedade brasileira. Apenas um homem se intromete no "Clube da Luluzinha": Márcio Ramos, autor da animação Vida Maria. Há também somente uma produção estrangeira: Em Segredo (Grbavica), da bósnia Jasmila Zbanic. Os filmes fazem parte do acervo do Instituto de Cultura e Cidadania Feminina do Rio de Janeiro.

“A mulher, na nossa sociedade, sempre aparece como vítima e o homem como agressor. Precisamos refletir como essa relação é construída no processo social”, diz Ana Lúcia da Silva, organizadora da mostra e coordenadora-geral do Centro de Cultura Eldorado dos Carajás (CCEC), que promove o evento (leia mais aqui).

É bom dizer que o CCEC, organização não-governamental, desenvolve desde 2004 um trabalho interessante em Goiânia. Promove, por exemplo, jornadas de formação de plateia com exibição e discussão de filmes.

Para conferir a agenda regular do Centro, clique aqui.

Para ver a programação completa da 1ª Mostra Internacional de Cinema Feminino, vá pra .

Nenhum comentário: