domingo, 21 de junho de 2009

Fica / A cerimônia, os prêmios e os premiados


Os três filmes apontados pelo blog como possíveis ganhadores do XI Fica confirmaram a previsão e arrebataram troféus, ontem, na cerimônia oficial de anúncio dos premiados. Aberto às 21h30, já com meia hora de atraso, o evento teve ainda uma gafe logo nos primeiros minutos.

A lista com os nomes dos premiados da VII Mostra ABD Cine Goiás, paralela à competição oficial e que geralmente abre a cerimônia, não chegou em tempo às mãos dos organizadores. Infelizmente, isso só veio à tona quando a cerimonialista já havia anunciado o prêmio de Melhor Roteiro e convidado o escritor Miguel Jorge para entregar a honraria.

Miguel Jorge ficou no palco segurando a Pedra Goiana por cerca de 10 minutos, até que a organização desistiu de esperar o aparecimento da lista. Para dar andamento à cerimônia, inverteu-se a ordem tradicional e liberou-se antes o prato principal: os vencedores da mostra competitiva do Fica. Miguel Jorge voltou ao seu lugar e tentou ser bem-humorado: "Foi um ato falho".

Passado o problema, a cerimônia correu bem, com a ressalva de que talvez pudesse ser um pouco mais curta — terminou às 23h30.

Uma confirmação bastante esperada foi feita pela presidente da Agepel, Linda Monteiro: por meio de edital a ser publicado em 10 dias, o governo do Estado vai oferecer um crédito de R$ 400 mil para a produção de cinco curtas metragens. Vão ser aceitos projetos de ficção, documentário e animação.

Para ver a lista completa dos vencedores do XI Fica, clique aqui.
Para ver a lista completa dos premiados da VII Mostra ABD Cine Goiás, vá por aqui.

PS: Apesar do problema na cerimônia de premiação, é preciso ressaltar que, em geral, o XI Fica, que termina hoje com o show de Vanessa da Mata, esteve muito bem organizado. Sobretudo no que diz respeito ao atendimento à imprensa. O autor do blog viajou a Goiás a convite da organização do festival e teve dela total suporte durante os cinco dias de evento.

Crédito da foto: Marcos Roberto dos Santos.

2 comentários:

Lisandro Nogueira disse...

Marco,
sua cobertura foi muito boa. você estava presente em quase tudo. mesmo porque era impossivel ver tudo.
parabéns pela cobertura.
Lisandro

Marco A. Vigario disse...

Obrigado pela atenção de sempre, Lisandro. Sem querer rasgar seda, deixo meu elogio também para a parte de cinema do XI Fica, coordenada por você. As oficinas, as mesas e os filmes da mostra do cinema brasileiro, por exemplo, estiveram bastante afinados com a proposta do festival e fizeram um recorte bem interessante da produção nacional hoje. Tenho certeza que quem gosta do cinema e da cultura em geral aprovou as escolhas. Abraço!