quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fica / O que o júri pensa sobre os premiados


A organização do Fica acaba de divulgar o argumento do júri oficial para a premiação dos filmes da mostra competitiva. Durante a cerimônia de anúncio dos vencedores, no sábado, 21, os textos foram lidos logo em seguida à divulgação dos nomes, em meio aos gritos de comemoração, e por isso não tiveram tanto destaque. Agora é possível dar uma olhada neles com calma. Embora sucintos, são intessantes.

Ganhador do prêmio mais importante, Corumbiara (foto), por exemplo, teve sua escolha justificada da seguinte forma pelo time composto por Carlos Gerbase, Kiko Goifman, Mario Barroso, Rosa Berardo e Francisco Elinaldo Teixeira: "Pelo resultado de uma longa e apaixonada investigação histórica, que trouxe às telas toda a capacidade do projeto 'Vídeo nas Aldeias', evidenciando a gravidade do genocídio indígena". O diretor Vincent Carelli levou pra casa o Troféu Cora Coralina e um cheque de R$ 50 mil.

Para ler os argumentos a respeito dos outros premiados, clique aqui. Se o link não funcionar, entre no site oficial do Fica e procure por "Argumento do Júri para a premiação dos filmes" no menu à esquerda.

2 comentários:

Rodrigo Cássio disse...

Muito boa essa informação. Assim como foi bom o trabalho do júri. Na medida em que pude acompanhar a mostra, me pareceram acertadas as premiações.

Quero assistir o filme de Sara Vitória, "Ressignificar". O que te pareceu, Marco?

Marco A. Vigario disse...

Rodrigo, também gostei da premiação em geral. Aliás, só fui ver "Ressignificar" no domingo, depois da premiação. O trabalho da Sara me agradou. Tem como mote a preocupação com o lixo tecnológico gerado pela atividade cinematográfica, mas se aproveita disso para expandir a discussão para o campo estético (mais interessante) e não somente ecológico. Aborda, por exemplo, a possibilidade de se extrair novos sentidos de imagens antigas (de arquivo), evitando assim o consumo de mais recursos para gerar outras imagens. Às vezes, exagera um pouco na utilização de efeitos visuais simplórios que, embora dentro do espírito do filme, talvez fossem desnecessários. De qualquer forma, é bom notar que há uma preocupação ali em se pensar o cinema em geral e a forma do próprio filme. Se tiver oportunidade, vale a pena dar uma olhada. Grande abraço!